sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Terapia ajuda a emagrecer?


Não se deixe enganar pelo título do livro que parece algo do tipo auto-ajuda. O livro Pense Magro, da autora e psicóloga Judith Beck, mostra como complementar a rotina de dietas e exercícios usando o pensamento a favor da meta de emagrecimento. Muitas pessoas com sobrepeso sabem que apesar da ótima dieta e de uma prescrição de treinos físicos sob medida, acabam abandonando a meta devido a pensamentos sabotadores do tipo: “Só mais esse brigadeiro”, “Depois de tudo que passei, eu mereço comer o quanto quiser”, “Não é justo que não possa comer isso”, etc.

J. Beck diz: “Com uma programação mental adequada, qualquer dieta razoável dá certo”. E não se trata de repetir diante do espelho o pensamento certo. Não é, como no livro O Segredo. O universo não vai te fazer magro de forma inerte. É pelo uso de técnicas cognitivas e comportamentais que há a mudança de crenças sobre a alimentação e, então, o alcance de uma forma física mais favorável torna-se possível. O programa que consta no livro estabelece seis semanas de transformação dos padrões de pensamento que ajudarão o indivíduo a emagrecer.

Judith mantém a dez anos o mesmo peso e tenho vários amigos que, ao aderir à Dieta Beck, apresentam uma redução no sobrepeso que é notável.

3 comentários:

  1. Oi, Edu! Estou também postando sobre obesidade esses dias, como você leu lá. Mas hoje meu post foi exatamente sobre o tratamento da obesaidade! E também falo que para emagracer são necessárias mudanças permanentes nos hábitos de vida (alimentação e exercícios), bem como mudar a forma como a pessoa encara o alimento. Gostei do seu post hoje! Acho que tem basntante a ver com o meu! ;)

    ResponderExcluir
  2. mto interessante! Adorei! E isso é verdade mesmo, comigo foi assim, dá certo! rss
    Bju edu!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Carlos... Descobri seu blog pelo Psicológico (do Felipe Epaminondas) e achei bastante interessante. Parabéns! Acabei de te adicionar na listas de blogs do meu blog, o Psicologia dos Psicólogos. Abração. Felipe

    ResponderExcluir