segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dissonância Cognitiva e psicoterapia

Tendo em vista os pressupostos de cada abordagem psicoterápica, o psicoterapeuta buscará auxiliar o paciente a superar suas dificuldades. Um dos objetivos implícitos de um terapeuta, principalmente da abordagem da cognitiva, é gerar uma dissonância cognitiva. Você sabe o que é isso?

Já sabemos que não é o que acontece conosco que é o problema, mas como interpretamos o que nos acontece é que vai influenciar nossas emoções e, enfim, se tornar ou não o problema. As pessoas podem estar “emperradas” por ver as situações sempre da mesma forma distorcida. O que fazer então?

O termo dissonância cognitiva surgiu pelos estudos de um psicólogo chamado Leon Festinger que se propôs a investigar o motivo pelo qual algumas pessoas não desistiam de suas crenças em profecias fatalistas mesmo diante do não cumprimento delas e que, depois da falha, ainda se agarravam mais a elas. Ele concluiu que temos uma tendência a diminuir o desconforto criado por duas cognições conflitantes.

Em terapia, chegamos a um ponto onde desejamos fortalecer crenças ou desconstruí-las pela reflexão da validade dos pensamentos, criando uma dissonância cognitiva ao ativar uma crença mais realista e que provavelmente entrará em conflito com a crença disfuncional. Essa tensão psíquica criada é favorável, pois insere um elemento que tornará a crença prejudicial em algo incompatível com outra mais adaptativa. Em resumo, muitas vezes precisamos chegar a uma crença conflitante com antigas formas de pensar para que algo mude no nosso modo de enxergar o que nos acontece.

2 comentários:

  1. Olá Cadu!
    Fiquei pensando como é forte o poder dos conflitos como geradores de mudança e aperfeiçoamento, não é mesmo? Ótimo post! :-)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carlos. Sou nova nesse mundo dos blogs, mas já vejo como isso tem me feito bem!
    Hoje mesmo recebi em meu consultório uma pessoa que vive exatamente esse conflito: "sei que sou capaz, mas as pessoas me mostram o contrário. Não consigo me expor ao apresentar um trabalho, não suporto ser avaliada, mas tenho certeza que sou capaz!". Situação difícil. GOstei muito do seu post, veio a calhar!=)
    Um abraço.
    http://lurigueira.blogspot.com/

    ResponderExcluir