quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Action Day – Mudanças Climáticas e o estresse

Hoje, em todo o mundo, blogs estão engajados para falar sobre mudanças climáticas. Resolvi aceitar o desafio de escrever, dentro da proposta deste blog, algo sobre o assunto.

As atuais constatações sobre a mudança no clima geram estresse e ansiedade nos habitantes do planeta. Essas mudanças, qualificadas como perigosas e ruins, são resultado de atitudes. E nossas atitudes são construídas com base naquilo que pensamos e interpretamos da nossa realidade. Se pensarmos que não há problema em desmatar áreas, traficar animais silvestres, consumir mais e mais petróleo, etc., continuaremos (enquanto humanidade) com esse mesmo comportamento e teremos na contrapartida vários “males naturais”. Nos tornamos egoístas com gerações futuras, além de acreditar de forma ilusória que nem mesmo estaremos aqui, vivos, quando a coisa ficar realmente feia. Atitudes tomadas à despeito das consequências e sem empatia nenhuma com outras formas de vida da Terra nos colocam num patamar de sociedade perversa, psicopática de certa forma.

Novas crenças a favor da natureza podem deixar de serem utópicas. Viram realidade numa prática construída à cada dia de pequenos gestos que todos estamos cansados de ouvir. Solução: refletir para atuarmos de forma mais sustentável e muitas vezes fazer algo sem esperar que todos façam também.

Um comentário:

  1. Excelente post! Principalmente essa parte " fazer algo SEM esperar que todos façam também" serviu muito pra mim. POrque eu tento fazer a minha parte mas fico inconformada e revoltada com quem não faz a sua... Tenho que parar de ser assim...

    ResponderExcluir