segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Nosso cérebro admirável - curiosidades

Lendo uma revista, achei um artigo muito interessante sobre o cérebro. Nada tão novo assim. As analogias foram legais. Esse órgão está me interessando cada vez mais e segue parte do texto:
De todos os órgãos vitais, o cérebro é o mais exagerado. Ele é três vezes maior, em proporção à massa do corpo, do que o cérebro dos primatas. Utiliza 20% da energia do corpo quando em repouso e seu tamanho torna difícil e perigoso o momento do parto. Tem volume pouco superior a um litro. Apresenta a superfície enrugada como uma esponja e a consistência de um pudim. É suficiente compacto para não se desmanchar dentro da caixa do crânio, mas mole o bastante para ser furado com um biscoito.
Em qualquer momento da vida do indivíduo, boa parte dos circuitos de seu cérebro mostra-se única e pessoal, pois é reflexo de sua história particular fruto de ambientes físicos, culturais e sociais nos quais ele viveu.

E a consciência? A alma? onde se localiza? Não se pode separar a mente do cérebro. Acredita-se que se deve ao funcionamento do todo e não de partes.

(extraído e adaptado da revista Planeta de dezembro de 2008)

3 comentários:

  1. Legal Edu! Mas que agonia... Fiquei imaginando um biscoito furando meu cérebro!! hauehauehuae

    ResponderExcluir
  2. Edu, se o seu interesse por cérebros está aumentando, posso sugerir um livro? "O cérebro em transformação", da Suzana Herculano-Houzel. Leitura descontraída e interessante, extremamente informativa, explica o comportamento dos adolescentes através das mudanças cerebrais (e não hormonais, como muitos pregam). É MARA! =D

    ResponderExcluir
  3. Eu diria que mudanças cerebrais se dão por causa de vários fatores: hormônios, genética e ambiente. Excelente matéria!
    www.nerdworkingbr.blogspot.com

    ResponderExcluir